quinta-feira, março 02, 2006

H5N1

Para os mais distraídos o H5N1 é o nome técnico para a vulgarmente conhecida doença “gripe das aves”.

Eu tenho estado com atenção á evolução desta doença e da sua propagação, e ao que parece cada vez se aproxima mais de Portugal.

Já vi alguns documentários e noticias sobre o assunto, e retirei nalguns pormenores importantes. Um deles é o vírus ainda não se conseguir transmitir de homem para homem, outro é o de ser um vírus mortal, e o outro e mais inquietante é a forma como eles identificam se uma ave tem o vírus, que é através de uma espécie de cotonete, que é introduzido no ânus do animal.

E isto preocupa-me. Primeiro porque, se isto chegar a Portugal, será que vão começar a meter cotonetes no ânus das pessoas para saber se têm o vírus??? Isso não me parece bem. Eu não sei o que é que o resto de vocês pensa disto, mas quanto a mim…antes morrer a espirrar, a meter-me cotonetes no rabo!

E depois á outra coisa que me parece estranha nesta coisa dos cotonetes, e acho que a liga protectora dos animais deveria investigar. Porque á animais que são nitidamente machos, e lhes é introduzido cotonetes no rabo, sem seque lhes perguntar se estão de acordo com isso.

É que eu não sei se vocês tão a ver bem o problema, mas qualquer dia, ainda apanha um pato que gosta, e é ve-lo a saltar das mãos do veterinário e desatar a cantar e a dançar o “I will survive”. Por que é que não arranjam outra forma de detectar o vírus?

Em relação a este assunto eu penso ter a solução. O problema são as aves que já vêm mortas prontas para ser comidas, e o outro são as aves migratórias. Quanto ás aves que comemos, sabe-se que se as cozinhar-mos acima dos 70º não existe problema, visto o vírus não ter capacidade de sobreviver a essas temperaturas. Quanto ás migratórias, eu proponho que se faça uma alfandega para aves. Reparem é genial! A ave chega. Passa por um período de quarentena, se durante esse período espirrar, volta para o pais de origem, se não então pode entrar!

Parece-me uma solução bem mais justa para todos. Não acham?

1 comentário:

Pedro Costa disse...

Pá eu acho bem...mas julgo que se poderia até fazer melhor. Podia-se até ter algum lucro com isso tudo

Por exemplo na alfandega, colocar uma taxa alfandegária. E perguntam vocês.

Que tipo de taxa se poderia cobrar a aves?

Bem cobrava-se penas dependendo do volume da ave (tipo por taras) e depois fazia-se blusões de penas, almofadas de penas, etc. Depois era só vender a um bom preço.