quinta-feira, março 23, 2006

Toca a mexer

Ultimamente têm aparecido noticias na televisão sobre a pirataria informática, mais propriamente a partilha de ficheiros de musica sem autorização do autor.
Em uma dessas noticias até se associava a partilha de ficheiros de musica cm associada ao trafico de droga, terrorismo, etc.
Ora como todos sabemos os putos de 12 anos que compram os albuns dos morangos com açucar do dos dzrt e os partilham com os amigos são perigosos terroristas e traficantes de droga. sim, porque só um terrorista se lembraria de, além de comprar estes albuns, obrigar alguem o a ouvir o som que emanam quando lidos num equipamento adequado. traficante de droga também o são, ao traficarem estes albuns que em brasileiro se classificam com "uma droga".
Mas se não contarmos com estes perigosos delinquentes ficamos com um monte de pessoal que se calhar acha que os albuns são demasiado caros ou que pura e simplesmente não valem o dinheiro que custam. E se calhar esta gente tem razão. mas posso estar enganado...

Claro que também não me posso esquecer dos artistas que, segundo as editoras, andam a morrer de fome porque as pessoas não compram os albuns deles. E se calhar as editoras têm razão. Basta ver que por cada album que compramos apenas 10% do que pagamos por ele é entregue ao artista. Eu não sou matemático mas acho que 10% de 20 euros é 2 euros. Isto quando o contrato é bom. Ou seja, por cada 20 euros que damos por um album, 2 vão para o artista. Não admira que morram de fome.
Mas para onde vão os outros 18 euros? Ora bem, 1 euro (deve ser bem menos, mas vamos ser generosos) vai para o fabrico do cd, incluindo caixa, capas e etc. Os outros 17 vão para a editora que, coitadinha, este ano teve menos um milhão ou 2 de lucro. Pois é, este ano devem ter apenas 100 milhões de lucro ou algo do genero. Há sempre a sopa dos pobres...

Falemos agora mais a sério, meus senhores.
Toda a gente sabe que os artistas ganham dinheiro com os concertos e não com os albuns. Quem ganha com os albuns são as editoras. Já vi entrevistas a artistas em que se dizia que as editoras são o maior obstaculo entre o artista e o publico, que as editoras só estrovam e que apoiam o facto de o pessoal partilhar os ficheiros na net visto que é assim que artistas menos afortunados e/ou menos comerciais conseguem ser conhecidos.
Aquela associação entre terrorismo, trafico e etc feita pela senhora que foi entrevistada numa das noticias em que se falava da pirataria está apenas a tentar assustar as pessoas mais distraídas e/ou crédulas. Além disso aquilo era uma maneira encapotada de apresentar um novo site feito pelas editoras.

Além disso as editoras querem acabar com qualquer tipo de partilha de ficheiros, ou seja, mesmo as partilhas que não sao ilegais. Isso já tem acontecido em outros países. Na minha opinião toda a gente tem o direito de ter um servidor de partilha de ficheiros. E cada um é responsavel pelo que partilha nesse servidor.

Toda a gente sabe (e se não sabe devia saber) que o problema é o preço dos cd's. Vender um cd por 15 ou 20 euros em que apenas uma musica vale a pena é extorsão. Se eu comprar musica no iTunes sai bastante mais barato mas não fico com o cd e as capaz nã mão, dizem vocês. Pois não. Mas podemos comprar os albuns em sites estrangeiros por preços mais baixos e em alguns casos eles são enviados pelo correio sem ser preciso pagar portes de envio. Além disso lá fora saem primeiro. Sendo assim não vejo vantagem em comprar cá, quando compro. Sim, as editoras vêm sempre a historia do IVA, que cá é a 21% e devia ser a 5%. Mas se os preços forem mais baixos, o valor em IVA também é mais baixo, certo? Quanto é 21% de 10 euros? e de 20? Bem me parecia. De qualquer maneira é bem mais do que aquilo que as editoras dão aos artistas.

Isto tudo é uma grande palhaçada que já começa a cheirar mal. No inicio até podia ter piada. Agora não. E tenho uma proposta para tentar acabar com a palhaçada.
A ideia pode parecer radical para alguns mas se as pessoas não se mexerem as coisas não acontecem. Ora cá vai:
Proponho que a partir de dia 1 de Abril e durante um periodo de 3 meses ninguém comprem album NENHUM em Portugal. Proponho também que a ideia se alargue também aos DVDs
E de preferência também não compre fora de Portugal para que a coisa se note.

Isso mesmo. Zero. Além disso proponho que isto seja divulgado por e-mail, sms, etc, para toda a gente poder ter conhecimento e participar na iniciativa para fazer as editoras abrir os olhos de um vez por todas. Não quero com isto que os artistas morram de fome. A ideia é exactamente o contrário. É apoiar os artistas e dar uma lição às editoras.

Uma ideia para uma mensagem SMS para passar ao pessoal é:
"Sim aos artistas, não às editoras. A partir de 1 Abril não compres cd's nem dvd's. eles q baixem os preços. passa a mensagem."

Gostava que deixassem os vossos comentários, sugestões, etc. e, se concordarem, que passem a palavra de todas as maneiras possiveis. E-mail, sms, etc.

UPDATE: Com este incentivo à pirataria como querem que alguem deixe de piratear?
Não entendo esta gente. mesmo.

10 comentários:

Pedro Costa disse...

Coitadinhas da editoras. Sabes o que és? Um Grande pirata....vá lá um piratinha.

Toda a gente sabe que elas ganham pouco. Aliás pessoal como britney spears e companhia, só vendem aos milhões pelo mundo fora...coitadinha dela, não vai poder comprar mais 100 par de sapatos a 2000$ cada.

Arranjem este clip Ya'll Want A Single - Korn

Diz tudo sobre a industria.

Anónimo disse...

Fazendo um bocado o papel de adovogado do diabo, acho que o grande problema da pirataria não é o utilizador comum sacar o umas coisas da net ( até porque toda a gente tem cd´s e dvd´s piratas) mas sim uma verdadeira economia paralela que se está a criar em que se fazem centenas ou mesmo milhares para comercializar, e isso sim é muito penalizador para a industria, independentemente de concordar que apenas as editoras ganham dinheiro com a venda de cd´s, não me parece que a pirataria seja a forma correcta de combater esse facto.
Quanto ao comentário do Metalfatigue não,podemos comparar a realidade dos EUA em que se vendem milhões de cd´s e a realidade portuguesa que com a venda de 20 mil cópias o cd já é um sucesso.

Pedro Costa disse...

Sem dúvida... dou mais importância a comprar um bom album português original, do que estrangeiro. Os sucessos internacionais, têm a vida ganha. Quantos aos portugueses têm de fazer pela vida.

Proximo a comprar, provavelmente Blasted Mechanism... :D

E tens razão o pior é a industria paralela que existe...ou seja quem tenta obter lucros da pirataria.

Mas em toda a sua essencia é má, mas também aos preços que albuns, filmes e jogos são só poderia ser assim. A industria mesmo assim nunca esteve tão bem, simplesmente os lucros não crescem tão rápidamente, como de antes.

Eu riu-me é quando dizem que por exemplo o preço de jogos é tão alto por causa da pirataria...eles devem pensar que as pessoas têm a memória curta...Lembro-me muito bem que não havia jogos novos no mercado que não fossem 50€ (10 contos, na altura), para cima. Hoje já se encontra muitos a 35/40€...é a pirataria....

Neone disse...

MAS O QUE É Q SE ESTÁ A PASSAR AQUI???

Que raio de comentários são estes???

Eu quero que saibam que toda a gente vai ficar a saber que vocês têm ideias querentes, interventivas e capazes de serem aplicadas. TODA A GENTE VAI SABER!!!

Não posso assistir á ruína de amigos meus, sem fazer nada. A sociedade precisa de saber.

Anónimo disse...

Eu peço imensa desculpa por este momento de sanidade mental, não sei o que me deu.
Neone por favor não arruines a minha reputação, pensa só no que me pode acontecer se as pessoas começarem a pensar que eu tenho ideias coerentes e estruturas, a minha vida vai acabar.

Espero que não censurem os meus futuros comentários.

NÃO TORNA A ACONTECER!!!!!!!

Pedro Costa disse...

Pá eu realmente bati com a cabeça na porta do quarto no outro dia. E quando acordei passado 2h, sentia-me esquisito.

Pelo sim e pelo não, vou pedir ao meu irmao para me dar com o taco de basebol na cabeça...

Pedro Costa disse...

É assim...quem é que andou a entrar com a merda do meu login? tou a ver q vou ter de mudar a passa...

"Mas em toda a sua essencia é má, mas também aos preços que albuns, filmes e jogos são só poderia ser assim."

Mas que merda é esta? "em toda a sua ESSENCIA"? Mas este gajo andou a comer pasteis de Belem, com açucar amarelo e caril, ou quê?

Ou entao engoliu o dicionário português. Vamos lá ver, pirataria, faz bem a saúde e recomenda-se. pelo menos é o que o meu médico diz...qé para aliviar o stress ou que raio.

Porque temos de ber as coisas...as banheiras...coixo...sao do estádio do Benfica...o shor filipe biera tem de ber as coixas...e jogar...mergulhar.

osiris disse...

se calhar o melhor é apagar o post.

acho que foi escrito com o meu login. a minha reputação pode ser seriamente afectada. e eu não quero nada sério na minha reputação. ainda que fosse afectada mas sem ser seriamente...mas assim não...

Anónimo disse...

olá pessoal...chegueiiiiiii...piratase nao piratas, nao se preocupem c a vossa reputação,porque o ppl k vem ver o vosso log é todo idiota (atenção pessoa com ideias)e nem seker vai pensar na vossa reputação...vao fikar sem perceber patavina...(sei k n digo nada, mas isto foi so p deixar um Beijão a todos vocês k constroem este blog k tanto m faz rir.)

Neone disse...

Bom tirando a Moka, ao resto do ppl, pronto, desta vez passa...

Desta vez...eu vou fazer de conta q este post não existio...

Quanto ao post ser apagado, axo que não é necessario uma vez ter surgido akele update.

Agora respondendo á Moka, é pá...isto faz-te rir??? Eu a mim, este blog só me faz churar, com a porcaria que é aqui escrita...