quinta-feira, abril 23, 2009

Piratas, esses bandidos!!!

Há vários anos que se iniciou varias redes de troca de conteúdos perfeitamente legais na internet! A primeira que conheci foi o Napster e tinha como objectivo exclusivo a partilha de musicas através das pessoas que estavam ligadas a essa mesma rede. O conteúdo disponibilizado era feito por aqueles que estavam ligados, ou seja, quando um utilizador partilhava um mp3 nessa rede e outro fazia o download, o que acontecia é que o programa deste segundo utilizador ligava-se ao programa do outro directamente e iniciava-se o download directo. E isto foi o inicio das restes Pear-to-Pear(p2p).

Este mecanismo engenhoso, necessitava no entanto de um servidor central, a que todos os programas dos utilizadores referidos acima se ligavam, e que se ele, esta rede não funcionava.

Na altura, toda a gente começou a usar o napster, e a indústria da música que como se sabe são empresas que passam dificuldades financeiras, passando mesmo fome para poder manter as vendas pouco lucrativas dos discos, colocou o criador do napster em tribunal acabando por ganhar, e o servidor foi fechado.

Ora o problema, ficou resolvido...ou então não!

De facto o problema do Napster ficou resolvido, o criador ficou famoso. Possivelmente foi contratado por uma empresa qualquer para trabalhar e o Napster nunca mais funcionou.

Poucos dias depois, surgiram inúmeros outros programas, lembro-me do "morpheus", e mais tarde o "Kazaa" e o “emule”, que alem de permitirem a partilha de mp3, permitia a partilha de videos, imagens, jogos....enfim...tudo o que se possa imaginar, que esteja em formato digital...e sem cometer o erro do napster, que seria o de ter um servidor central! Todos estes permitiam a ligação a vários servidores. De repente, como se pode imaginar, e com a facilidade que era criar um destes servidores, surgiram dezenas de deles…

Fácil é de perceber, que ao terminar o Napster a industria acordou o monstro adormecido...como é que se manda agora fechar dezenas de servidores, e onde novos são criados todos os dias?

Mais tarde, optimizou-se essas ligações...e do P2P surgiu os BitTorrentes...que permite sacar a uma velocidade muito superior do que as redes anteriores. É por volta dessa altura que surge o maior site de partilha de conteúdos o thepiratebay.org, e que desde sempre toda a industria tem tentado "abater a tiro", e de tudo já se fez para o conseguir. O piratbay tem estado já por varias vezes em tribunal e tem por várias vezes conseguido "fugir" ao encerramento do site.

Esta ultima vez, parece que não conseguiu. (ou talvez tenha!)

Parece que os 3 amigos, donos do thepiratebay foram condenados na passada sexta-feira a um ano de prisão e a pagar uma multa de 3 milhões de euros.

Porque ao que parece houve pormenores com pouca importância para o juiz. Entre eles, o facto do Juiz encarregue do processo, ser membro da Associação Sueca Defensora dos Direitos de Autor (SFU) e da Associação Sueca pela Protecção Legal Industrial (SFIR).

Para além disto, descobriu-se ainda que os respectivos advogados da acusação são igualmente membros da SFU.

Genial meus amigos! Genial, e nada tendencioso! Eu sugiro que se faça o mesmo em portugal! Pode-se fazer o julgamento do caso freeport onde o juiz tem é de ser do psd ou jornalista da tvi, reparem que era só vantagens, o caso era resolvido num instante pois não havia duvidas para o juiz, e no caso de ser a TVI ainda dava para inserir aquilo nas telenovelas.

Eu não sou gestor nem indivíduo do marketing, sou só parvo, mas o que é que vos parece que vai acontecer se por ventura o thepiratbay fechar?

Outra pergunta. Piratear coisas da hello kitty é também ilegal? Visto ser do demónio, é uma excepção?


Sem comentários: